domingo, 10 de outubro de 2010

Renato Russo:Áries-Peixes, Guerreiro da Luz...Trovador Solitário






"Anotei seu telefone num pedaço de papel
E calculei seu ascendente no recibo do aluguel."
Perdidos no Espaço - álbum Legião Urbana(1985)


Renato Manfredini Jr., Renato Russo
27 de Março de 1960, 4hs, Rio de Janeiro-RJ
Sol e Lua em Áries, ascendente em Peixes


Amanhã, 11 de Outubro de 2010, são 14 anos desde que deixou este plano.








Faltavam poucos minutos para a Lua Nova em Áries naquela madrugada de 27 de Março de 1960, quando Renato Manfredini Jr., Renato Russo, chegava a este mundo.
Espírito irrequieto, próprio dos que nascem sob o signo de Áries, trazia a marca da rebeldia (Lua em Áries) necessária para balançar o status quo (Urano quincunce Saturno) e criar novos paradigmas (Júpiter sextil Plutão) num mundo em transformação.


O ascendente em Peixes com Mercúrio e Vênus em elevação trígono Netuno, e Marte em Aquário na casa doze, "revestiram" o corpo sutil de Renato com a armadura própria dos  trovadores solitários e com a espada de metal contra as nuvens.


No mapa de Renato existem os aspectos astrológicos conhecido como quincunce (ou quincuncio) e que dá pra se compreender o porquê de tamanha inquietação durante sua vida.  Quincunce é um aspecto desarmônico (150 graus) relacionado aos ajustes que precisamos fazer para equilibrar pontos difíceis representados no mapa astral por associações dissonantes. São "energias" incompatíveis em jogo por toda a vida. 
Isso é notório se analisarmos a Lua e o Sol em Áries formando quincunce com Netuno em Escorpião, onde de um lado o comportamento às vezes agressivo (como às vezes no palco) destoa do músico e compositor inspirado que falava aos corações cheio de doçura. Era a dicotomia Áries-Peixes que gerava impaciência e intolerância, o inconformismo com o que era estava errado (Áries),  versus a sensibilidade, amor, solidão e sutileza (Peixes).  


Por outros aspectos, temos a conjunção Mercúrio-Vênus em Peixes que facilitava na arte de compor com o coração de um pisciano e de sintonizar com as dores e aflições da geração coca cola


A melancolia de Júpiter em Capricórnio deve ter inspirado Andrea Doria, Por Enquanto, Longe do Meu Lado, assim como o lado romântico de Vênus em Peixes ter nos deixado  Vento no Litoral, Mil Pedaços, Tempo Perdido, etc.


Peixes no ascendente pode incorporar o santo, artista, músico, místico, trovador,  que revela muito do criador de pérolas como Quase Sem Querer, Monte Castelo , Pais e Filhos, Há Tempos etc., mas também Peixes pode revelar o lado complexo por gostar de Meninos e Meninas e viver  Strani Amori. Tudo isso o deixava como Daniel na Cova dos Leões e entre a Cruz e a Espada


"Sou meu próprio líder: ando em círculos
Me equilibro entre dias e noites
Minha vida toda espera algo de mim
Meio-sorriso, meia-lua, toda tarde"

A Montanha Mágica - Legião Urbana V






É certo que Renato Russo curtia Astrologia (coisas de Peixes) e já li em algum lugar que ele montou seu mapa astral e gostava de analisar mapas dos amigos. Podemos notar esse apreço pela Arte Astrológica em algumas de suas músicas, como:


"Queria ter a carta natal do universo
E ver se entendia alguma coisa"

Hoje - Renato Russo e Leila Pinheiro


"Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião" 
Faroeste Caboclo




"Ela era de Leão e ele tinha dezesseis"
Eduardo e Mônica


"Qual é teu nome?
Qual é teu signo?"


L'Âge D'or  

"E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver."
Vinte e Nove






"Anotei seu telefone num pedaço de papel
E calculei seu ascendente no recibo do aluguel."
Perdidos no Espaço


Renato Russo marcou uma época. 
Para mim um divisor de águas (também sou de Peixes no ascendente e sei o que é viver como um "Peixe"... Se ficarmos fora d água... )

Ele foi o ícone de uma geração, a geração coca cola. Éramos uma Legião... 
Pelo menos tínhamos Renato Russo, porta voz de nossos conflitos juvenis.
.. mas e a geração internet, Play Station e Orkut?

"A juventude está sozinha
Não há ninguém para ajudar
A explicar por que é que o mundo
É este desastre que aí está"
Aloha - do Álbum "A Tempestade"

E a gente continua cantando ... "Que País é Esse ..."
E João de Santo Cristo ainda quer falar com o presidente pra ajudar essa gente...

E ouça no volume máximo.

Urbana Legio Omnia Vincit





Um comentário:

Ágnes Camargo disse...

Gratidão...rindo muito aqui pq amo Legião Urbana e sou de touro com ascendente em peixes...nussss vc acertou em cheio...kkkk...adorei...e conheço todas as músicas e letras do Renato...bjs no core e na alma...